Ticker

20/recent/ticker-posts
Carregando...

Bandeira vermelha seguirá em vigor e manterá taxa extra na conta de luz em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira vermelha patamar 1 nas contas de energia elétrica durante o mês de novembro. Com isso, seguirá sendo cobrado um adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

Foto: Ilustrativa 

Em agosto e setembro, o país operou com bandeira vermelha patamar 2, que aplicava tarifa extra de R$ 7,87 por 100 kWh. Já em outubro, o sistema tarifário foi reduzido para o patamar 1, mantido agora pela agência. De acordo com a Aneel, a continuidade da bandeira ocorre devido ao baixo volume de chuvas, que reduziu o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Segundo a agência, o cenário permanece desfavorável para geração hidrelétrica. Por isso, para garantir o fornecimento de energia, é necessário acionar usinas termelétricas, cujo custo é mais elevado, justificando o adicional na fatura.

Ainda conforme a Aneel, a geração solar é intermitente e não fornece energia de forma contínua ao sistema, o que também exige acionamento das termelétricas, especialmente no horário de pico.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos de geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde, não há cobrança extra; já as bandeiras amarela e vermelha geram acréscimos conforme o consumo.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code