A Polícia Civil deflagrou a Operação Bússola nesta quarta-feira (11). A ação foi capitaneada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Pelotas e teve como objetivo combater um grupo criminoso estruturado para a prática de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
![]() |
| Polícia Civil RS |
A organização tinha como base o município de Pelotas e atuava na distribuição de grandes quantidades de cocaína e crack para diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Uruguaiana e Santana do Livramento.
Ao longo das investigações, foram apreendidos 20 quilos de crack e 10 quilos de cocaína, totalizando um montante avaliado em aproximadamente R$ 3 milhões. Também houve o bloqueio de valores bancários em mais de 100 contas, podendo superar R$ 10 milhões, vinculadas a 29 pessoas físicas e jurídicas.
Diante dos altos valores envolvidos nas negociações do mercado ilícito, a Draco passou a concentrar esforços no rastreamento do fluxo financeiro proveniente do tráfico de drogas, identificando a atuação de diversos “laranjas” responsáveis por viabilizar as transações.
Como os principais líderes do grupo criminoso já se encontram recolhidos no sistema prisional — alguns presos durante as diligências que fundamentaram as ordens judiciais —, a operação teve como foco atingir exclusivamente os valores obtidos com o comércio ilegal de entorpecentes.

0 Comentários