O bloqueio total da Ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul, foi adiado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Inicialmente previsto para esta terça-feira (3), o fechamento passou para a manhã desta quarta-feira (4). A mudança ocorreu para permitir mais tempo na organização da logística de travessia por balsa no Rio Jacuí, segundo o órgão federal.
![]() |
| Foto: Prefeitura de Cachoeira do Sul |
A interdição é necessária para o avanço das obras de reforma da estrutura sobre o rio. A estimativa é de que o tráfego permaneça interrompido por cerca de cinco meses, período considerado indispensável para a execução dos serviços programados, de acordo com o cronograma divulgado.
Para reduzir os impactos à mobilidade urbana e regional, será disponibilizada uma balsa gratuita para a travessia de veículos e passageiros, fazendo a ligação entre a Rua Moron e a região da Praia Nova. O serviço entra em operação de forma ininterrupta, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, enquanto durar a intervenção.
A balsa realizará o embarque em uma das margens até atingir a capacidade máxima de carga ou o tempo limite de espera de 40 minutos. Após a travessia, ocorrerá o desembarque na margem oposta, reiniciando o ciclo entre os atracadouros da Praia Velha e da Praia Nova.
O Dnit informou ainda que duas balsas foram contratadas e que, após a avaliação dos primeiros dias de operação, uma segunda embarcação poderá ser colocada em funcionamento caso seja constatada a necessidade de ampliar o atendimento.

0 Comentários