O Rio Grande do Sul terá condições meteorológicas severas nas próximas horas, após a emissão de três alertas de tempestade pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso mais grave, classificado como laranja, passa a valer à meia-noite de sexta-feira (16) e atinge todo o território gaúcho, indicando risco elevado de fenômenos intensos.
![]() |
| Foto: Inmet / Reprodução |
Há previsão de acumulados de chuva que podem chegar a 100 milímetros em um único dia, além da possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h. O alerta segue válido até as 23h59min de sexta-feira e aponta risco de alagamentos, queda de árvores, danos em lavouras e interrupções no fornecimento de energia elétrica, de acordo com o Inmet.
Além do alerta laranja, dois avisos com grau de severidade amarelo, que indica perigo potencial, também estão em vigor. Um deles começou às 9h11min desta quinta-feira (15) e abrange o Litoral Norte a partir de Quintão, a Região Metropolitana, o Vale do Sinos e a Serra, com validade até o fim da noite de sexta-feira.
Ao meio-dia, entra em vigor outro alerta amarelo que contempla a Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste, alcançando municípios até Uruguaiana. Esse comunicado tem validade até a noite desta quinta-feira.
Os alertas amarelos indicam chance de granizo, chuva de até 50 milímetros e ventos entre 40 km/h e 60 km/h, segundo o instituto meteorológico.

0 Comentários