Após um período de calor intenso, o Rio Grande do Sul deve registrar chuva e temperaturas mais amenas nos próximos dias, com mudança significativa no padrão do tempo ao longo do fim de semana. A alteração nas condições climáticas ocorre com o avanço de uma massa de ar frio vinda da Argentina e do Uruguai, que passa a influenciar o Estado depois de vários dias de calor persistente.
![]() |
| - Foto: Ilustrativa/ Reprodução |
Nas próximas horas, o sol ainda aparece em diferentes regiões, mas o tempo segue instável. Há previsão de chuva ao longo do dia, com maior intensidade entre a tarde e a noite. Em alguns pontos, a instabilidade pode ocorrer já de madrugada ou pela manhã. As precipitações tendem a ser irregulares e localizadas, com maior probabilidade na Metade-Norte, especialmente na Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte. De forma isolada, a chuva pode ser forte, acompanhada de granizo e vento, embora não haja indicativo de temporais generalizados.
O calor ainda persiste, porém com menor intensidade em relação aos dias anteriores. As temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30ºC em grande parte do Estado, enquanto a Metade-Oeste pode registrar valores entre 33ºC e 35ºC, principalmente em áreas próximas à fronteira com a Argentina.
A queda mais expressiva nas temperaturas está prevista para o fim de semana. A primeira massa de ar frio de 2026 deve avançar ao longo do sábado, provocando uma mudança importante no clima, com chuva em parte do território gaúcho, inclusive na Capital. Apesar da intensidade do ar frio para esta época do ano, não são esperadas temperaturas baixas durante o dia, com os efeitos mais perceptíveis à noite e no alívio do calor ao longo do período diurno.
A partir do sábado, as máximas devem variar entre 20ºC e 25ºC na maioria das cidades. As madrugadas mais frias são esperadas entre domingo e segunda-feira, quando as mínimas podem ficar entre 10ºC e 15ºC na maior parte do Estado, chegando a 7ºC a 10ºC no Sul e na Serra do Sudeste. Na Grande Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 12ºC e 14ºC, com cerca de 15ºC na Capital. Em áreas de baixada dos Aparados da Serra, há possibilidade de marcas ainda mais baixas, entre 3ºC e 5ºC.
A entrada do ar frio também deve ser acompanhada de vento, situação comum nesta época do ano. No sábado, são esperadas rajadas entre 50 km/h e 80 km/h, principalmente nas regiões Sul e Leste do Estado, com chance de ocorrências pontuais de vento mais intenso.

0 Comentários