A duplicação da BR-290 teve novos encaminhamentos após agenda realizada em Pantano Grande para tratar do andamento dos lotes 1 e 2 da obra, que impacta municípios da Região Carbonífera. O encontro teve como foco a atualização de prazos e esclarecimentos sobre os trechos que seguem paralisados.
![]() |
| Foto: DNIT/ divulgação/ Memória |
Durante a reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, foram solicitadas informações detalhadas sobre o cronograma dos segmentos iniciais da duplicação. A obra é considerada estratégica para Charqueadas, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos e São Jerônimo, especialmente diante do avanço dos trabalhos nos lotes 3 e 4 da rodovia.
Conforme informações repassadas pelo Ministério dos Transportes, de acordo com o cronograma atualizado, a licitação do Lote 2 deverá ser publicada ainda no mês de fevereiro. Já o Lote 1 tem previsão de abertura do processo licitatório no segundo semestre de 2026.
O atraso no Lote 1 está relacionado à necessidade de ajustes no projeto em função das enchentes registradas na região. O ministro explicou que as adequações preveem a elevação da pista para evitar que a rodovia fique submersa em eventos climáticos extremos, garantindo a segurança e a mobilidade da população, segundo informações apresentadas durante a agenda.
Renan Filho também vistoriou o trecho da BR-290 em obras no município de Pantano Grande. As intervenções fazem parte do Novo PAC e recebem investimento de R$ 274,9 milhões, com previsão de entrega de cerca de 50 quilômetros duplicados até o meio do ano.
O Ministério dos Transportes informou que seguirá monitorando o cronograma para garantir o avanço da duplicação da BR-290 nos trechos previstos.

0 Comentários