Ticker

20/recent/ticker-posts
Carregando...

Interdição de restaurante e fábrica de sorvete ocorre em Caçapava do Sul porque vistorias apontaram riscos sanitários

Um restaurante e a unidade local de uma fábrica de picolés foram interditados pela Vigilância Sanitária em Caçapava do Sul por irregularidades de higiene. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

Foto: divulgação/ Memória 

De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, a investigação começou depois que várias pessoas procuraram atendimento médico na segunda-feira (02) apresentando sintomas gastrointestinais semelhantes.

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Rodrigues, todos os atendimentos registrados tinham em comum o consumo de refeições no restaurante que acabou interditado. Ele acrescentou que outros dois estabelecimentos seguem sob monitoramento, já que clientes que se alimentaram nesses locais também relataram sintomas parecidos.

O setor de Epidemiologia continua em contato com alguns pacientes para coletar amostras que serão encaminhadas ao Lacen-RS para análises.

De acordo com Gilberto Tasch, integrante da Vigilância Sanitária, a vistoria realizada no restaurante encontrou falhas graves, como fluxo inadequado na preparação dos alimentos, manipulação incorreta, armazenamento impróprio e contato entre alimentos crus e prontos, o que favorece contaminação cruzada. Também foi constatada a ausência do curso obrigatório de boas práticas, exigido pela Anvisa. Essas situações levaram tanto à interdição quanto à autuação do estabelecimento.

Tasch informou ainda que amostras de alimentos foram recolhidas para exames laboratoriais e que uma força-tarefa está atuando em bares, mercados, lanchonetes e supermercados da cidade, reforçando orientações para evitar novos casos.

O restaurante interditado divulgou uma nota nas redes sociais informando que iniciou as adequações solicitadas e permanece fechado até a liberação oficial.

A Assessoria de Comunicação da administração municipal confirmou que a unidade caçapavana da fábrica de picolés de Minas do Leão também foi interditada pela Vigilância Sanitária por descumprimento das normas de higiene.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code