A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul realizou, na sexta-feira, 05 de dezembro, às 19h30min, no Plenário da Câmara, a Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Caçapavano a Guilherme Dorneles Longara e Guaicira Moreira Machado, em reconhecimento às contribuições de ambos para o desenvolvimento social, cultural e humano do município.
![]() |
| Foto: Tauane Alves/ divulgação |
A homenagem a Guaicira ocorreu por indicação da vereadora Jussarete Vargas (PDT), enquanto Guilherme foi indicado pelo vereador Peter Linhares (PDT).
Natural de Esteio (RS), Guilherme Dorneles Longara chegou ainda jovem a Caçapava do Sul, onde construiu sua trajetória pessoal e profissional. Advogado criminal e defensor dos direitos humanos, é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Caçapava do Sul por três biênios consecutivos, sendo reconhecido pela atuação ética e comprometida com as populações mais vulneráveis. Também é ativo na cultura local, como compositor de sambas-enredo e integrante da Unidos da Vila Sul.
Já Guaicira possui quase 25 anos de atuação na radiologia e também se destacou por 15 anos na fotografia, registrando histórias e momentos marcantes da comunidade. Sua trajetória é fortemente ligada à fé e à ação social, com passagem pela diretoria das Dorcas Assistência Social Evangélica e trabalho comunitário junto à Igreja Assembleia de Deus. Durante a pandemia, iniciou o projeto Pão do Esquirio, voltado à produção de pães artesanais. Moradora de Caçapava do Sul há 34 anos, construiu no município suas raízes e sua história.
A solenidade marcou um momento de reconhecimento a dois cidadãos que, por meio de seus trabalhos e dedicação, contribuem para fortalecer uma Caçapava do Sul mais justa, solidária e humana.
*Redação: Tauane Alves/ Ascom Câmara Municipal de Vereadores de Caçapava do Sul

0 Comentários