Ticker

20/recent/ticker-posts
Carregando...

Doações enviadas dos EUA para vítimas das enchentes no RS foram parar à venda em brechós

O Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quinta-feira (4) a Operação Ascaris, que apura o desvio e a venda irregular de itens encaminhados dos Estados Unidos e de empresas da Serra Gaúcha para auxiliar moradores atingidos pelas enchentes de 2024. As doações — incluindo roupas, fraldas e diversos materiais — deveriam ter sido repassadas a uma ONG responsável pela distribuição, mas acabaram colocadas à venda em brechós da região.

Foto: MP RS/ divulgação 


De acordo com o MP-RS, oito pessoas são investigadas, entre elas três integrantes da mesma família, além de uma empresa que teria participado do esquema. As equipes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul, São Marcos e Boa Vista do Sul, além de determinar o bloqueio de contas bancárias que totalizam R$ 2 milhões. Segundo a investigação, há indícios de enriquecimento ilícito por meio do uso de laranjas e recebimento de pagamentos via Pix em nome de terceiros.

Parte do dinheiro obtido nas vendas ilegais teria sido usada para adquirir veículos, um apartamento e outros bens ligados ao principal suspeito. Os investigados responderão por apropriação indébita, organização criminosa e lavagem de dinheiro, crimes praticados em meio ao estado de calamidade pública.

O promotor Manoel Figueiredo Antunes afirmou que o grupo se aproveitou da vulnerabilidade da população afetada pelas enchentes. Ele destacou que alguns dos envolvidos chegaram a divulgar ações solidárias nas redes sociais e até receberam reconhecimento público durante o período crítico.

A apuração começou após uma denúncia enviada ao Consulado-Geral do Brasil em Miami. Documentos, celulares e outros materiais foram recolhidos para esclarecer se há mais participantes, o valor total movimentado, quanto foi lucrado com a revenda e se o esquema se repetiu em outras situações.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code