A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de forte instabilidade no Rio Grande do Sul no final desta semana, devido à formação de um intenso ciclone sobre o Sul do Brasil, que pode provocar chuva volumosa e ventos muito fortes.
![]() |
| Foto: Ilustrativa/ Reprodução |
Segundo os modelos meteorológicos, entre o final da quinta-feira (6) e o começo da sexta-feira (7), áreas de instabilidade devem se formar entre o Centro e o Nordeste da Argentina e avançar para o Oeste gaúcho, com potencial para tempestades fortes a severas. A baixa pressão sobre o estado pode atingir valores entre 994 hPa e 995 hPa, considerados extremamente baixos.
A sexta-feira (7) deve concentrar o período de instabilidade mais intensa, com chuva localmente forte a intensa, risco de granizo e vendavais, especialmente no Rio Grande do Sul. Modelos indicam volumes de precipitação entre 50 mm e 100 mm em 24 horas em muitas cidades, e possibilidade de marcas acima de 100 mm em pontos isolados. Porto Alegre e região estariam entre as áreas de maior risco.
No sábado (8), o centro da baixa pressão se afastará gradualmente para o Oceano Atlântico, mas ainda poderá gerar chuva fraca e garoa em algumas regiões, com volumes menores do que na sexta-feira.
Quanto aos ventos, a previsão indica rajadas entre 60 km/h e 80 km/h em diversos municípios gaúchos, podendo superar 100 km/h em áreas entre a Lagoa dos Patos, Porto Alegre e os litorais Médio e Norte do estado. O período mais crítico deve ocorrer entre a tarde e a noite de sexta-feira (7) e continuar no sábado (8).
A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e redobrar a atenção em casos de ventos fortes e chuva intensa.





0 Comentários