O forte calor registrado nesta quarta-feira (12) está favorecendo a formação de temporais isolados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, áreas de instabilidade também atuam no Nordeste da Argentina e devem avançar nas próximas horas em direção ao Paraguai, Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de chuva intensa e fenômenos de tempo severo em pontos isolados.
![]() |
| Foto: Ilustrativa Reprodução |
Imagens de satélite analisadas no final da manhã indicam tempo aberto na maior parte do Estado, mas já com a presença de nuvens carregadas sobre áreas próximas ao Paraguai, Argentina e Oeste catarinense.
A manhã foi marcada por temperaturas elevadas em território gaúcho. Às 11h, os termômetros marcavam 33,3 °C em Riozinho, 32,9 °C em Maquiné e Santa Cruz do Sul, 32,5 °C em Venâncio Aires, 32,3 °C em Viamão e 32,2 °C em Candelária. Em São Borja, Pontão e Itaqui, as marcas variavam entre 31 °C e 32 °C, enquanto em Porto Alegre o calor chegava a 30,1 °C.
Durante a tarde, os valores devem subir ainda mais, alcançando ou ultrapassando 35 °C nos vales e na encosta da Serra, com destaque para o Litoral Norte. Na Região Metropolitana, as máximas devem ficar entre 32 °C e 34 °C. O aquecimento intenso favorece o processo de convecção — quando o ar quente sobe e forma nuvens de tempestade —, o que pode provocar pancadas de chuva com vento forte e queda de granizo entre a tarde e a noite.
A instabilidade que se forma sobre a província de Misiones, na Argentina, tende a ganhar força ao longo do dia e se deslocar para o Norte e o Nordeste, atingindo áreas de Santa Catarina e do Paraná. O calor intenso também pode gerar novas formações de nuvens nesses estados.
O maior risco de tempo severo, porém, está concentrado no Paraguai, onde há previsão de chuva forte a intensa e tempestades localizadas, principalmente nas regiões Central e Sul do país.

0 Comentários