Ticker

20/recent/ticker-posts

Polícia Civil realiza operação Hécate em São Sepé com participação de agentes de Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (22/10), a operação Hécate em São Sepé, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e a associação criminosa. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do município e contou com o apoio de agentes de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul e de diversas outras cidades da região.


Foto: Polícia Civil/ divulgação 


Ao todo, foram cumpridas 27 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão e 20 de busca e apreensão nos bairros Londero, Santos e Lili. As diligências também ocorreram nas cidades de Esteio, São Gabriel e Osório, onde as buscas foram realizadas dentro da Penitenciária Estadual Modulada.

Durante a operação, dez pessoas foram presas, sendo quatro em flagrante. Nove prisões aconteceram em São Sepé e uma em São Gabriel. Os detidos, com idades entre 26 e 53 anos, incluem oito homens e duas mulheres. Foram apreendidas cinco armas de fogo, um simulacro e R$ 3.900 em dinheiro.



A investigação teve início em abril de 2025, conduzida pela Seção de Investigação da DP/São Sepé. Conforme a Polícia Civil, uma facção criminosa da Região Metropolitana de Porto Alegre buscava consolidar-se no município, mesmo após diversas operações anteriores, como Tentáculos I e II (2019), Tele Pó e Errático (2021), Reprise (2022), Adicto (2023) e Exitium (2024).

Durante o trabalho investigativo, já haviam sido presos cinco indivíduos e apreendidos 6,5 kg de maconha, 0,5 kg de cocaína, 0,5 kg de crack e dez comprimidos de ecstasy.

Segundo as apurações, o grupo criminoso pretendia dominar o tráfico local, cooptando traficantes da região e enviando membros da facção metropolitana para atuar no comércio e controle das atividades ilícitas. A coordenação das ações era feita por um líder vindo de Canoas, considerado uma das principais lideranças da organização.

O nome Hécate faz referência à deusa grega protetora dos caminhos e encruzilhadas, simbolizando o enfrentamento das rotas utilizadas pelo crime.

Os presos possuem antecedentes por crimes como homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação e outros delitos. Todos foram encaminhados aos presídios de São Sepé e Santa Maria.

A operação foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé, e contou com o apoio de policiais civis de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Osório, Esteio, São Gabriel, Santa Maria, Restinga Seca, Pinhal Grande, São Pedro do Sul, Nova Palma, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Formigueiro, Dona Francisca, Silveira Martins e Ivorá.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code