Ticker

20/recent/ticker-posts

Ad Code

92 municípios gaúchos ficam fora de renegociação de dívidas agrícolas, aponta levantamento da Farsul

Um estudo da Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) revelou que os critérios definidos na resolução CMN nº 5.247/2025, do Conselho Monetário Nacional, e na Portaria SPA/Ministério da Agricultura nº 1.314/2025, que liberam R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas de produtores rurais afetados pelo clima, deixam 92 municípios do estado sem acesso a esses recursos, totalizando R$ 2.776.070.176,13.

Foto: Ilustrativa Reprodução 


A Farsul já encaminhou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sugerindo ajustes nos critérios para que mais municípios possam ser incluídos. Entre as propostas apresentadas, estão alterações no enquadramento dos municípios elegíveis, considerando:

  1. Pelo menos duas perdas em anos distintos, em pelo menos duas das três principais culturas de verão e sequeiro, com prejuízos iguais ou superiores a 20% do rendimento médio;
  2. Que essas atividades sejam financiáveis conforme o Manual de Crédito Rural (MCR);
  3. Identificação das três culturas com maior Valor Bruto da Produção, conforme a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE;
  4. Que o município tenha decretado situação de emergência ou calamidade pública em três ocasiões por motivos climáticos.

A entidade ressalta que já havia criado uma metodologia própria para o enquadramento de produtores rurais, que faz parte do PL 5.122/23, aprovado pela Câmara e atualmente em tramitação no Senado Federal.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code