Ticker

20/recent/ticker-posts

Ad Code

Frente fria derrubará temperaturas e provocará geada tardia no RS

Embora a primavera comece oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), os primeiros dias da nova estação terão forte influência de uma massa de ar frio que avançará pelo Centro-Sul do país, trazendo temperaturas baixas e risco de geada.

Foto: Ilustrativa 


O sistema chega após a passagem de uma frente fria que neste início de semana provoca chuva e temporais com vento e granizo em diferentes regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A partir de segunda-feira, o ar frio ingressa pelo Rio Grande do Sul, espalha-se rapidamente pelo Sul e alcança o Centro-Oeste. Já na terça-feira, atinge também São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais.

Condições no Sul

O ingresso do ar frio resultará em várias madrugadas geladas ao longo da semana, contrastando com tardes amenas. No Rio Grande do Sul, a maior parte dos municípios terá mínimas abaixo de 10 °C, e em áreas serranas os termômetros devem ficar abaixo de 5 °C. Pontos elevados do RS, de Santa Catarina e do Planalto de Palmas, no Paraná, podem registrar valores próximos de 1 °C ou até negativos, sobretudo na quinta e sexta-feira.

Em Porto Alegre, as mínimas previstas são de 10 °C a 12 °C na terça e quarta, caindo para 8 °C a 10 °C na quinta. Na sexta, voltam a variar entre 10 °C e 12 °C. Na região metropolitana, os valores devem ser ainda menores.


Condições no Sudeste

O Sudeste também terá queda acentuada nas temperaturas. Em São Paulo, após um domingo de calor intenso, a chegada da frente fria entre segunda e terça trará chuva e risco de temporais. A temperatura pode cair para 13 °C já no fim de terça-feira. Durante a segunda metade da semana, as mínimas devem variar de 11 °C a 13 °C, com tardes frias ou apenas amenas.

No Rio de Janeiro, a previsão indica vários dias seguidos de céu nublado, chuva e temperaturas mais baixas entre terça-feira e o próximo fim de semana.

Geada tardia

Com o avanço da massa de ar frio, a ocorrência de geada é esperada, mas de forma restrita e menos intensa. O fenômeno deve se concentrar nas áreas mais altas dos três estados do Sul e também na Campanha gaúcha. Na sexta-feira, o risco será maior no Planalto de Palmas, no Planalto Sul Catarinense, na Serra e Aparados do Rio Grande do Sul, além de localidades próximas ao Uruguai.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code