Uma frente fria de grande proporção provocará mudanças significativas no clima de quase todo o Brasil entre o fim do inverno e o início da primavera. Segundo alerta da MetSul Meteorologia, trata-se do episódio de chuva mais abrangente em meses, com alto risco de temporais em diferentes estados.
![]() |
Imagem: Ilustrativa/ Reprodução |
O sistema começará a atuar no Rio Grande do Sul, que terá sol, pancadas de chuva e risco de tempestades isoladas entre sexta-feira e sábado, devido ao ar quente e úmido associado a uma área de baixa pressão. No domingo, a instabilidade será mais forte, com precipitações intensas, raios, ventos e possibilidade de granizo.
Ainda no domingo, a frente se desloca para o Norte, atingindo Santa Catarina e Paraná, onde há risco de chuva forte, vendavais e granizo. Antes mesmo da chegada do sistema, áreas de instabilidade pré-frontais já devem se formar em São Paulo e Mato Grosso do Sul por causa do calor intenso.
Na segunda-feira, a instabilidade avança e atinge diversas regiões do país. Deve chover em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com risco de precipitação forte a intensa e temporais isolados. No Sul, o tempo começa a melhorar a partir da tarde e noite.
A frente fria também estimulará chuva em partes da região Norte, atingindo Rondônia, Acre, Amazonas, Sul do Pará e áreas de Tocantins. Em alguns locais, as precipitações podem ser intensas e acompanhadas de temporais.
Na terça-feira, a chuva se mantém em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, embora de forma mais localizada.
Chuva mais abrangente em meses
A frente fria levará precipitação a 17 estados e ao Distrito Federal, alcançando o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. Cidades que não registravam chuva desde abril e maio devem voltar a ter precipitações.
Os maiores volumes estão previstos para a Região Sul, especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná, onde os acumulados podem variar entre 50 mm e 100 mm, chegando isoladamente a 150 mm. No Sudeste, sobretudo em São Paulo, também há risco de chuvas volumosas acompanhadas de temporais. No Centro-Oeste, os maiores acumulados devem ocorrer em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Risco de tempo severo
O avanço do sistema frontal encontrará ar muito quente, com temperaturas entre 35ºC e 40ºC em diversas localidades, favorecendo a formação de nuvens carregadas. O risco de temporais com raios, granizo e ventos fortes será maior no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, especialmente no domingo e na segunda-feira.
Além disso, a combinação entre vento e solo seco pode provocar tempestades de poeira em pontos do Centro do país.
No domingo e início da segunda, o risco de temporais será mais elevado no Sul. Já no Sudeste e Centro-Oeste, a segunda-feira deve concentrar os eventos de tempo severo.
Quer que eu sugira também outros títulos alternativos focados no RS?
0 Comentários