Na próxima sexta-feira (15), começa a contagem regressiva para o fechamento completo da Ponte do Fandango, que cruza o Rio Jacuí na BR-153, em Cachoeira do Sul. O bloqueio ocorrerá em 15 de setembro, quando será iniciada uma das fases mais complexas da revitalização: a elevação do vão metálico. O trabalho, que exige alta precisão e logística especializada, está sob responsabilidade da Construtora Cidade, contratada pelo Dnit. O investimento total é estimado em R$ 62 milhões.
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📷 Reprodução/ Ilustrativa/ Memória |
O projeto prevê um prazo aproximado de cinco meses para a conclusão dessa etapa. Além de erguer o vão metálico em 3,10 metros — medida necessária após os danos provocados pela enchente de maio de 2024 —, serão demolidos dois vãos de concreto, que receberão novas estruturas.
Atualmente, cerca de 60 trabalhadores da Construtora Cidade atuam no reforço dos pilares nas cabeceiras. Engenheiros e técnicos especializados em pontes, vindos de diferentes estados, participam da obra, considerada a maior em execução pela empresa no Rio Grande do Sul.
CHEGADA DE EQUIPAMENTOS E NOVA PASSARELA
No fim de agosto, devem chegar a Cachoeira do Sul 12 macacos hidráulicos, cada um com capacidade para 500 toneladas, que serão usados para erguer o vão metálico. Também está prevista a instalação de uma nova passarela para pedestres, diferente da atual.
As partes da nova estrutura estão sendo produzidas fora da cidade e serão transportadas em setembro. Já foram concluídas as bases de sustentação para as novas áreas de concreto localizadas em ambos os lados do vão metálico.
TRÂNSITO E OPÇÕES ALTERNATIVAS
Desde que foi detectada, em outubro de 2021, uma fissura em um vão de concreto, a ponte vem operando no sistema pare/siga e com restrição para veículos acima de 18 toneladas. Um serviço de balsa entre a Praia Nova e a Rua Moron foi implantado e deverá voltar a funcionar durante o bloqueio. A Balsa Deusa do Jacuí já está em Cachoeira, mas está parada, pois o rio permanece acima da cota normal de 18 metros.
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