Um sistema de baixa pressão vai intensificar a instabilidade no Sul do Brasil nesta semana, trazendo risco de temporais, rajadas de vento e queda de granizo. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para acumulados expressivos de chuva, que podem ultrapassar 150 mm em algumas regiões.
![]() |
Foto: Ilustrativa/ Reprodução |
Na segunda-feira (18 de agosto de 2025), a previsão indica volumes entre 5 e 30 mm no Oeste, Campanha, Missões e Centro do RS, podendo chegar a 40 mm em pontos isolados.
Já na terça-feira (19), o cenário deve se agravar com possibilidade de temporais acompanhados de granizo, descargas elétricas e ventos fortes nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Noroeste, Norte, Centro, Costa Doce e parte do Litoral Sul. Os acumulados podem superar 60 mm.
Na quarta-feira (20), são esperadas rajadas de vento entre 45 e 80 km/h em boa parte do estado, com picos de até 100 km/h no litoral, além de tempestades com raios.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para ventos costeiros no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina. O aviso vale das 18h de terça até as 21h de quarta.
O cenário preocupa porque, no mês passado, um ciclone extratropical já havia provocado destruição no Rio Grande do Sul, com ventos de até 105 km/h em Porto Alegre, destelhamentos, quedas de estruturas e mais de 400 mil pessoas sem energia.
0 Comentários