A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou a construção da primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul. A estrutura será implantada no km 88 da ERS-129, entre Muçum e Vespasiano Corrêa, em um trecho conhecido como “curva da morte” e que foi reconstruído após os deslizamentos de maio de 2024.
![]() |
Foto: divulgação |
Com 700 metros de extensão, a rampa será instalada no sentido Vespasiano Corrêa–Muçum. Para viabilizar a obra, a terceira faixa da via será retirada nesse ponto. O edital deve ser publicado ainda em julho, e a conclusão está prevista para o segundo semestre.
Rampas de escape são faixas laterais com declive e material como cascalho ou areia, usadas para parar veículos pesados que perdem o controle em descidas.
Segundo o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a obra é um avanço na prevenção de acidentes. Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a medida reforça o compromisso com a segurança viária. Parte dos recursos para a construção virá da compensação pelo atraso na entrega da nova ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta.
0 Comentários