O Rio Jacuí segue acima da cota de alerta em Cachoeira do Sul, segundo monitoramento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura neste domingo (29). Às 12h, o nível estava em 0,82 metro, o que mantém a cidade em estado de atenção.
![]() |
Foto: PRF/ Memória |
Apesar da leve estabilidade nos níveis, o risco de elevação permanece devido ao acumulado de chuvas na bacia hidrográfica e à previsão de novas precipitações. A situação é semelhante em Eldorado do Sul, onde o Jacuí registrava 1,09 metro no mesmo horário.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas de risco muito alto para inundações em diferentes regiões do estado, especialmente:
- De Encantado a Taquari (Rio Taquari);
- De São Sebastião do Caí a Montenegro (Rio Caí);
- E de Iraí a Barra do Guarita (Rio Uruguai).
Em outros pontos do estado, diversos rios já ultrapassaram a cota de inundação. O Rio Taquari superou os 19 metros em Lajeado e Estrela, onde famílias foram levadas para abrigos preventivamente. Em Taquara, o Rio Paranhana atingiu 5,02 metros. O Rio Caí, em São Sebastião do Caí, ultrapassou a cota de inundação e chegou a 11,50 metros, com previsão de alcançar até 13,50 metros.
Na capital, o Lago Guaíba registrou 3,20 metros e pode se aproximar da cota de inundação, de 3,60 metros, nas próximas horas, segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.
Em todo o estado, mais de 1,3 mil pessoas estão desabrigadas e cinco mortes foram confirmadas desde o início das chuvas intensas em junho. A orientação das autoridades é que, em caso de emergência, a população entre em contato com a Brigada Militar (190) ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).
0 Comentários