A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (17) a Operação Magnitude, voltada ao combate a crimes como homicídio, roubo, tráfico e associação para o tráfico de drogas, além de extorsão. A ofensiva resultou, até agora, em 22 prisões, sendo três em flagrante e as demais preventivas.
![]() |
Foto: divulgação |
A ação ocorre de forma simultânea em várias cidades gaúchas, com prisões em São Pedro do Sul, Santa Maria, Agudo, Caçapava do Sul e Mata. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em presídios de Santa Maria e Charqueadas.
No total, já foram executados 19 mandados de prisão preventiva e 60 mandados de busca e apreensão.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia de São Pedro do Sul, começou após o assassinato de um homem de 34 anos no dia 15 de março, no Bairro Riveira. A vítima, que cumpria pena em regime aberto por tráfico de drogas, foi retirada de casa por quatro homens vestidos como policiais e executada com 17 tiros.
Durante a apuração, descobriu-se que o crime foi ordenado por integrantes de uma facção criminosa de Porto Alegre, que tentavam assumir o controle do tráfico em São Pedro do Sul, dominado por outro grupo do Vale dos Sinos. Após a recusa do gerente local, o homem foi morto por ser um de seus subordinados.
Os criminosos ainda planejavam outro assassinato, mas acabaram invadindo a residência errada, de onde apenas roubaram a carteira do morador.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil identificou membros de duas organizações criminosas que atuavam em diferentes cidades. Um grupo operava no Beco da Tela, em Santa Maria, e em São Pedro do Sul; o outro, em Santa Maria, São Pedro do Sul e Caçapava do Sul.
A operação contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil e da Brigada Militar, envolvendo cerca de 200 agentes das regiões de Santa Maria, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta e Cachoeira do Sul.
As ações foram coordenadas pelo Delegado Regional de Santa Maria, Sandro Luís Meinerz, e pelo Delegado Giovani Lovato, titular da Delegacia de São Pedro do Sul.
0 Comentários