Uma frente fria está prestes a romper a intensa e prolongada onda de calor que atinge o Sul do Brasil desde fevereiro, trazendo o alívio esperado após semanas de temperaturas excessivamente altas.
![]() |
Foto: Ilustrativa/ reprodução |
A mudança no tempo será impulsionada por uma massa de ar frio que avança da Argentina, derrubando as temperaturas e encerrando o bloqueio atmosférico que manteve a região sob forte calor. Esse bloqueio, associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS), deslocou o canal de umidade amazônico para Argentina e Uruguai, provocando chuvas intensas nesses países, enquanto Sul e Sudeste do Brasil enfrentaram calor extremo e precipitações escassas.
No Rio Grande do Sul, os termômetros ultrapassaram os 40°C em diversas ocasiões nos últimos 12 dias. Temperaturas máximas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia incluem:
- Quaraí: 38,5°C (21/2) e 40,5°C (3/3)
- Santiago: 38,3°C (23/2) e 38,1°C (2/3)
- São Gabriel: 39,4°C (25/2)
- Santa Maria: 38,0°C (1/3)
O calor extremo persistirá nos próximos dias, com máximas entre 35°C e 40°C na maior parte do estado, principalmente no Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre.
MUDANÇA NO TEMPO ACONTECE NO FINAL DE SEMANA
A chegada da frente fria começará a ser sentida no sábado (9), especialmente na fronteira com o Uruguai e no Oeste do estado. No domingo (10), a frente avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva e queda brusca nas temperaturas, que podem cair até 10°C em relação aos dias anteriores.
No domingo e na segunda-feira (11), os termômetros devem marcar entre 22°C e 25°C em grande parte do estado, podendo cair abaixo de 20°C nas áreas de maior altitude. Já na madrugada de terça-feira (12), o frio será mais intenso no Sul gaúcho, na Campanha e na Fronteira com o Uruguai, onde mínimas podem variar entre 10°C e 13°C.
O QUE ESPERAR DA FRENTE FRIA?
Apesar do nome, uma frente fria nem sempre traz frio intenso. No verão, esses sistemas podem apenas reduzir o calor extremo, derrubando as máximas de 40°C para cerca de 30°C. No entanto, também são responsáveis por instabilidade atmosférica, podendo provocar chuvas fortes, trovoadas e temporais isolados.
O avanço da frente fria marcará uma mudança significativa no padrão meteorológico do Sul do Brasil, trazendo alívio após um longo período de calor extremo.
0 Comentários