A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), capturou um dos principais foragidos do Estado. A prisão ocorreu na noite de 1º de julho, em Buenos Aires, Argentina, durante a Operação Obsessão, realizada em cooperação com a Polícia Federal e autoridades policiais da Província de Córdoba e da capital argentina.
![]() |
📷 PC RS - divulgação |
O preso possui uma extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, roubo e homicídios. Ele havia sido beneficiado com tornozeleira eletrônica em outubro de 2022, mas rompeu o dispositivo em fevereiro de 2023, passando à condição de foragido. Segundo as investigações, ele é apontado como uma das lideranças da maior organização criminosa do Rio Grande do Sul, com origem no Vale dos Sinos.
Após romper a tornozeleira, o indivíduo teria se escondido em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde teria estabelecido aliança com uma organização criminosa paulista. Nos últimos meses, surgiram indícios de que estaria na cidade de Concórdia ou Buenos Aires, na Argentina.
No dia 29 de julho, uma equipe da Decap/Deic, coordenada pelo delegado Gabriel Lourenço, foi até Concórdia, onde realizou diligências com a polícia local. Posteriormente, os agentes seguiram para Buenos Aires, onde confirmaram a localização do alvo em um apartamento. O indivíduo foi monitorado e, ao sair do imóvel, foi abordado e preso. Ele não apresentou resistência, e nada de ilícito foi encontrado com ele.
O diretor do Deic, delegado João Paulo de Abreu, destacou o trabalho de investigação e a dedicação das equipes envolvidas, parabenizando todos os que colaboraram com a operação. Já o delegado Gabriel Casanova, titular da Decap/Deic, ressaltou que a ação representa mais um trabalho qualificado da Polícia Civil em conjunto com forças policiais internacionais. O delegado Gabriel Lourenço afirmou que a prisão representa um marco no enfrentamento ao crime organizado e evidencia a eficácia das ações integradas.
Denúncias podem ser feitas pelos canais:
- Disque Denúncia 181
- Plantão de Emergência 197
- www.pc.rs.gov.br
- decap-deic@pc.rs.gov.br
- 0800 510 28 28
0 Comentários