Os fortes ventos que atingem o Rio Grande do Sul neste domingo (15) arrancaram parte da estrutura do telhado de uma quadra esportiva em Butiá, na Região Carbonífera. O incidente deixou dois feridos e gerou preocupação na região.
![]() |
Foto: Cristina Rodrigues Lopes / Bombeiros Voluntários de Butiá / Divulgação |
A quadra, localizada na Rua do Comércio, no centro da cidade, era palco de uma confraternização de uma turma infantil no momento do acidente. Segundo testemunhas, o local estava cheio de familiares e crianças, aumentando o risco de mais ferimentos.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Butiá, o homem ferido foi encaminhado ao Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, enquanto o adolescente, que ficou preso sob as telhas e foi resgatado por populares, foi levado para um hospital em São Jerônimo. Ambos seguem sob cuidados médicos.
FORMAÇÃO E IMPACTOS DO CICLONE BIGUÁ
O ciclone subtropical Biguá formou-se no oceano ao sul do Estado na noite de sábado (14), conforme informações da Marinha do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ele deve manter sua intensidade até as 19h deste domingo.
Um ciclone subtropical é um fenômeno atmosférico caracterizado como um centro de baixa pressão que se organiza isoladamente, sem estar diretamente ligado a uma frente fria. No Hemisfério Sul, o ar ao redor do centro de baixa pressão se movimenta no sentido horário, tornando a atmosfera instável e propensa a tempestades severas.
A Climatempo explicou que a evolução do ciclone depende da velocidade dos ventos. Quando os ventos estão abaixo de 63 km/h, ele é classificado como depressão subtropical. Se a velocidade dos ventos aumentar para mais de 63 km/h, ele passa a ser considerado uma tempestade subtropical, podendo atingir velocidades de até 118 km/h.
OUTROS IMPACTOS NO ESTADO
Além do ocorrido em Butiá, o ciclone Biguá tem causado transtornos em diversas regiões do Rio Grande do Sul, como falta de energia elétrica, alagamentos e quedas de árvores. As autoridades seguem em alerta para possíveis danos adicionais nas próximas horas.
0 Comentários