Chuva com raios e trovoadas está se deslocando nesta terça-feira pelo Rio Grande do Sul, alterando as condições climáticas em todo o território gaúcho ao longo do dia, segundo a MetSul Meteorologia. A instabilidade já afeta parte do estado desde o final da segunda-feira e se intensificou no Oeste e no Sul do estado durante a madrugada desta terça-feira.
Rajadas de Vento
As rajadas de vento mais fortes registradas até o momento pelo Instituto Nacional de Meteorologia foram:- 92 km/h em São Borja
- 74 km/h no Chuí
- 63 km/h no Chuí
- 61 km/h em Jaguarão
Acumulados de Chuva
De acordo com dados das estações meteorológicas, a precipitação até às 7h desta terça-feira alcançou:
* 46 mm em Canguçu
* 35 mm em Bagé
* 27 mm em Jaguarão
* 16 mm em Dom Pedrito
* 15 mm em Rio Grande
* 13 mm em Caçapava do Sul
* 12 mm em Pelotas
![]() |
Foto: memória/ ilustrativa |
Expectativas Climáticas
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nas próximas horas, e a instabilidade, que até agora estava principalmente no Oeste e no Sul, deve se espalhar para outras regiões, incluindo a área de Porto Alegre, afetando quase todo o estado.
Possibilidade de chuva moderada a forte em pontos isolados.
Risco de temporais localizados, com ventos e queda de granizo, mas o risco de tempo severo não é alto. Qualquer ocorrência de temporal deve ser localizada, com maior risco no Noroeste gaúcho.
Acumulados de Chuva Previstas
Os maiores acumulados de chuva esperados para hoje e amanhã devem ocorrer nas seguintes regiões:
Noroeste
Oeste
Sul gaúcho
Marcas entre 30 mm e 50 mm, com alguns pontos isolados podendo ultrapassar esses valores.
A instabilidade deve perder força ao se deslocar para Santa Catarina e Paraná, embora haja possibilidade de chuva forte e temporais isolados nesta terça em áreas catarinenses próximas ao Rio Grande do Sul.
A chuva é resultado de um centro de baixa pressão que se encontra entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Esse sistema deve se mover para o mar no final do dia, permitindo uma melhora nas condições climáticas em grande parte do estado na quarta-feira.
0 Comentários