Com a continuidade dos temporais que atingem o Estado desde o início desta semana, produtores rurais começam a contabilizar os prejuízos no campo. Até esta quinta-feira (26), foram observados problemas na produção de morangos, hortaliças, além de lavouras de cebola, trigo, aveia e tabaco.
![]() |
Em uma propriedade rural em Capão do Leão, animais ficaram isolados devido aos alagamentos. Foto: Emater / Divulgação |
— A chuva tem sido intensa, e mais está prevista para a próxima semana. No entanto, ainda é precoce afirmar o impacto no desenvolvimento das culturas de inverno — afirma Carlos Eduardo Suertegaray, gerente adjunto do Escritório Regional da Emater de Bagé.
A região Sul está entre as mais afetadas pelas chuvas até o momento. Em Bagé, já há impactos nas plantações de trigo, aveia e nas pastagens.
Na área de Soledade, perdas no cultivo de tabaco foram registradas em municípios como Amaral Ferrador. Em Arroio Grande, também no Sul, vídeos mostram agricultores resgatando gado em barcos para evitar que os animais se afoguem. Já em São José do Norte e Tavares, lavouras de cebola foram atingidas pelas fortes chuvas.
![]() |
Em Ijuí, ventos fortes fizeram a lavoura de aveia se curvar. Foto: Emater / Divulgação |
Em Camaquã, áreas destinadas ao plantio de arroz, que estavam em processo de implementação, foram prejudicadas, resultando em adiamento do plantio.
Na região de Ijuí, o vento causou o acamamento de lavouras, conforme relatado por Gilberto Bortolini, gerente do Escritório Regional da Emater. Segundo ele, esse fenômeno compromete tanto a qualidade quanto o rendimento dos grãos.
Além dos danos às plantações, há também registros de prejuízos em estruturas de propriedades e em estradas do Estado.
0 Comentários