Em meio à persistência da onda de calor, o Rio Grande do Sul passa a ter novos alertas meteorológicos para tempestade e declínio de temperatura a partir deste sábado (7), data em que se encerra o aviso vermelho de calor intenso no Estado.
![]() |
| Foto: Ilustrativa |
Ainda sob a influência das altas temperaturas, três comunicados foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia indicando perigo potencial para eventos climáticos adversos. De acordo com os alertas, dois avisos de nível amarelo entram em vigor à 1h de sábado. O primeiro segue válido até as 19h e aponta possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h e chuva de até 30 milímetros por hora na maior parte do território gaúcho, com exceção do Extremo Norte.
O segundo comunicado, que abrange todo o Estado, trata do declínio de temperatura. Com validade até as 18h de domingo (8), o alerta indica que os termômetros podem registrar marcas entre 3°C e 5°C abaixo da média para o período.
Um terceiro aviso de tempestade, também com grau de severidade amarelo, entra em vigor ao meio-dia de sábado e engloba o Extremo Norte e a faixa de divisa com Santa Catarina. Nessas áreas, há previsão de granizo e acumulados de chuva que podem alcançar 50 milímetros até o meio-dia de domingo.
Nas regiões com previsão de instabilidade, o risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia é considerado baixo pelo órgão meteorológico.
O alerta vermelho de onda de calor permanece válido até a 1h de sábado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas ficam até 5°C acima da média no Rio Grande do Sul durante o período de vigência do aviso.

0 Comentários