O Programa Operação Terra Forte começou na terça-feira, 6 de janeiro, as saídas a campo em 131 municípios do Rio Grande do Sul, com visitas técnicas às propriedades inseridas na iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executada pela Emater/RS-Ascar.
![]() |
| Foto: SDR/ divulgação |
Entre os municípios da Campanha gaúcha aptos para iniciar a fase de diagnóstico e a elaboração dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAIs) estão Lavras do Sul, Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra. Esses planos técnicos são essenciais para definição das ações de recuperação produtiva e ambiental das propriedades familiares.
Elaborado com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Aters), o PIAI estabelece as medidas a serem adotadas e permite que cada agricultor familiar receba auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única, por meio do Cartão Cidadão, para executar as ações previstas.
A Operação Terra Forte é financiada com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), com investimento inicial de R$ 300 milhões, e integra as ações estaduais voltadas à reconstrução após eventos climáticos extremos, tendo a agricultura familiar como foco estratégico.
O programa está organizado em quatro eixos principais: transferência direta de recursos ao produtor, assistência técnica e extensão rural, qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas e governança com parcerias institucionais.
Está prevista a análise de cerca de 250 novos processos, com divulgação da lista de municípios com beneficiários selecionados no Diário Oficial do Estado até o dia 9 de janeiro de 2026.

0 Comentários