A faixa oeste do Rio Grande do Sul está incluída em um alerta vermelho para tempestade que entrou em vigor às 11h desta sexta-feira (9) e segue válido até as 23h59min. O aviso aponta risco elevado de eventos severos em regiões como Fronteira Oeste, Missões, Noroeste, parte da Campanha a partir de Dom Pedrito e áreas do oeste da Região Norte.
![]() |
| Foto: Inmet / Reprodução |
Nesses locais, a precipitação pode ultrapassar 100 milímetros, além da possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento superiores a 100 km/h. O comunicado destaca ainda a chance de alagamentos, queda de árvores, prejuízos à agricultura e danos à rede elétrica, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para as demais regiões do Estado, permanece ativo até o fim da noite um alerta de severidade laranja, indicando volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros em todo o território gaúcho, segundo o Inmet.
A previsão também indica a manutenção do tempo instável no fim de semana. A partir da meia-noite de sábado (10), dois novos alertas laranja entram em vigor. Um deles abrange quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros, ventos fortes e possibilidade de granizo até o início da tarde. O outro aviso, válido até o final do sábado, contempla as regiões Sudoeste, Centro Ocidental e Noroeste do Estado.
No domingo (11), há ainda alerta laranja para ventos costeiros nas regiões Sudeste e na Região Metropolitana de Porto Alegre, válido durante todo o dia. Também está previsto um alerta de severidade amarela para vendaval, que alcança áreas do Sudoeste, Região Metropolitana, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental, Serrana e Centro Ocidental.

0 Comentários