Ticker

20/recent/ticker-posts
Carregando...

DNIT avalia operar segunda balsa durante bloqueio da Ponte do Fandango em Cachoeira do Sul

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) admite a possibilidade de colocar em funcionamento uma segunda balsa para a travessia do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, durante o período de bloqueio total da Ponte do Fandango, previsto para iniciar na próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro. 

Foto: DNIT/ divulgação/ Memória 

A interdição ocorre em razão do início da etapa final da reforma da estrutura, que inclui a elevação do vão metálico e a implantação de uma nova estrutura de concreto.

Inicialmente, a travessia gratuita de veículos e pedestres entre a Praia Nova e a Rua Moron será realizada exclusivamente pela balsa Deusa do Jacuí, pertencente ao Estaleiro Couto. A informação foi encaminhada à presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura de Transportes e Logística da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, vereadora Mariana Carlos.

Na manifestação oficial, o DNIT esclarece que duas balsas foram contratadas e que, de acordo com a autarquia, caso sejam constatadas condições adequadas de segurança para os usuários, será analisada a viabilidade de colocar uma segunda embarcação em operação para reforçar o serviço de travessia.

O órgão também informou que, a partir de 3 de fevereiro, uma balsa estará em operação no Rio Jacuí para garantir a mobilidade da população durante todo o período de interdição da ponte, localizada na BR-153/RS. O serviço funcionará gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana. A operação ocorrerá por ciclos, com embarque em uma das margens até o limite de capacidade da balsa ou o tempo máximo de espera de 40 minutos, seguido da travessia, desembarque e reinício do processo na margem oposta.

A interrupção total do tráfego na Ponte do Fandango é necessária para a execução da fase final da obra, que integra o projeto de reabilitação da Obra de Arte Especial dentro do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas. A intervenção prevê o reforço estrutural dos viadutos de acesso, ampliando a capacidade de carga do trem-tipo de 24 para 45 toneladas, além da elevação da ponte em 3,14 metros como medida preventiva contra enchentes, segundo o DNIT.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code