O tempo segue instável no Rio Grande do Sul até pelo menos domingo (28). De acordo com a previsão, todos os dias apresentam chance de chuva, com risco de temporais nesta sexta-feira (26) e ao longo do fim de semana.
![]() |
| Foto: Inmet/Reprodução |
Durante a semana, pancadas intensas atingiram diferentes regiões do Estado, causando alagamentos, principalmente na Região Central e na Serra gaúcha. Segundo os meteorologistas, o risco de novos episódios permanece elevado.
A instabilidade é provocada pela atuação de um rio atmosférico sobre o território gaúcho, que transporta grande volume de ar quente e úmido da região amazônica. Com isso, os dias seguem abafados e com variação constante do tempo.
As temperaturas não devem baixar dos 20 °C durante a noite e a madrugada. Já à tarde, os termômetros tendem a permanecer próximos dos 30 °C, sem grandes elevações. A previsão indica que o sol volte a aparecer com mais frequência nos primeiros dias de 2026, especialmente na Grande Porto Alegre.
Alertas do Inmet
Para esta sexta-feira (26) e sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para o Rio Grande do Sul:
-
Alerta amarelo (perigo potencial) – válido do meio-dia até 23h59 desta sexta-feira (26), para todo o Estado. Previsão de chuva de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
-
Alerta laranja (perigo) – válido da meia-noite até 23h59 de sábado (27), abrangendo a Região Central, Serra, Litoral Norte e toda a metade sul do RS. Estão previstos acumulados de até 100 milímetros, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos.
-
Alerta amarelo (perigo potencial) – válido da meia-noite até 23h59 de sábado (27), para o norte do Estado, com previsão de chuva de até 50 milímetros, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.

0 Comentários