A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou nas últimas três semanas a Operação Cerco Fechado. Durante 21 dias, a operação coordenada pelo diretor do DHPP, delegado Mario Souza, resultou na prisão de 102 indivíduos pela prática de homicídio, sendo 63 foragidos em Porto Alegre; 22 na Região Metropolitana e 17 do interior do estado.
![]() |
| Foto: PC RS/ divulgação |
Na região de Santa Maria, a operação integrou os esforços simultâneos também realizados em Pelotas, Viamão, Passo Fundo e Caxias do Sul, enquanto em Porto Alegre e na Região Metropolitana — São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Alvorada, Gravataí e Canoas — as equipes atuaram de forma coordenada.
Com atuação discreta e baseada em investigação e levantamentos de informações de inteligência policial, a Operação Cerco Fechado teve como objetivo reduzir a circulação de indivíduos com histórico de extrema violência, responsáveis por grande parte dos homicídios no estado.
A retirada desses foragidos das ruas impacta diretamente a prevenção de novos crimes e fortalece a resposta rápida do estado contra grupos e indivíduos de alta periculosidade.
O diretor do DHPP, delegado Mario Souza, reafirma que o resultado expressivo alcançado em curto espaço de tempo demonstra “a capacidade operacional e o comprometimento das equipes de investigação em todas as regiões do estado, reiterando o foco da Polícia Civil na proteção à vida e na responsabilização de autores de homicídios”.

0 Comentários