A pavimentação da RSC-473, que conecta Bagé a Lavras do Sul e São Gabriel, avança com investimento de R$ 90 milhões do Estado, fortalecendo a agropecuária da região da Campanha. A obra de 22,7 quilômetros, realizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), deve ser concluída até o final de 2026.
![]() |
| Foto: DAER/ divulgação |
Do total, seis quilômetros já estão asfaltados a partir do entroncamento da BR-293, em Bagé. O objetivo é criar uma ligação direta entre a Campanha e o centro do Estado, facilitando o escoamento de grãos, carnes e outros produtos rurais.
Benefícios para moradores e produtores
De acordo com Juvir Costella, titular da Selt, “essa ligação regional é essencial para a economia do Rio Grande do Sul, especialmente na Campanha, onde a agropecuária é a base da produção”.
Segundo Luciano Faustino, diretor-geral do Daer, até março de 2026 12 quilômetros devem estar pavimentados, garantindo segurança e eficiência no transporte agropecuário.
A obra já melhora o dia a dia de quem vive na região. O empresário Fabrício Bittencourt, de Bagé, destacou a facilidade no transporte de cavalos crioulos e a redução do tempo de deslocamento escolar, que passou de 30 para 15 minutos.
De acordo com o produtor rural Aristides Milano Filho, a pavimentação valorizou as terras e abriu novas oportunidades de negócios. “Parte da minha área já abriga um parque eólico, e agora estamos arrendando outro segmento para uma empresa de energia solar”, afirma.
A pavimentação da RSC-473 integra o programa de ligações regionais, com quase R$ 1 bilhão em investimentos, destinados à melhoria de rodovias essenciais há décadas para as comunidades.
*Com Informações: Ascom Daer

0 Comentários