Uma ação da Patrulha Ambiental Terrestre do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM) de Cachoeira do Sul resultou no flagrante de pesca irregular durante o período da Piracema 2025/2026, na localidade da Barragem do Capane, no interior do município. A ocorrência foi registrada na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, após o atendimento de uma denúncia.
![]() |
| Foto: BM/ divulgação |
De acordo com a Brigada Militar, durante o patrulhamento aquático, os policiais flagraram dois indivíduos, identificados pelas iniciais J.L.M.B. e G.A.B., realizando pesca com a utilização de redes, petrecho totalmente proibido neste período, cuja legislação ambiental tem como objetivo proteger a reprodução das espécies.
Segundo os policiais ambientais, no local foram encontrados 48 peixes das espécies popularmente conhecidas como traíra, pintado, jundiá e cascudo, sendo que alguns estavam em processo de desova. Ainda conforme a ocorrência, diversas tartarugas foram localizadas presas às redes de pesca, o que também caracteriza crime contra a fauna.
Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 600 metros lineares de redes de pesca, que foram recolhidas e encaminhadas à sede do 2º Pelotão Ambiental, onde passarão pelo processo de destruição, conforme determina a legislação ambiental vigente. Os 48 peixes e cinco tartarugas foram devolvidos ao seu habitat natural.
Diante da situação de flagrância, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial pelos crimes de pesca ilegal e crime ambiental. Os autos serão encaminhados à Polícia Civil e ao Ministério Público para a adoção das medidas legais cabíveis e responsabilização dos envolvidos.
A Brigada Militar reforça que a piracema é um período essencial para a preservação das espécies e informa que a fiscalização seguirá intensificada em toda a região.

0 Comentários