O Rio Grande do Sul amanheceu nesta quinta-feira, dia de Natal (25), sob alerta de instabilidade e risco de temporais, com previsão de chuva forte, ventos intensos e possibilidade de granizo em várias regiões do Estado.
![]() |
| Foto: Ilustrativa |
De acordo com os institutos meteorológicos, um sistema atmosférico instável mantém condições para chuva ao longo do dia, com volumes que podem chegar a 30 a 100 mm em algumas localidades, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Há risco aumentado de alagamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e danos em áreas agrícolas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve alerta laranja de tempestades válido até o fim do dia 25 de dezembro para a Região Metropolitana de Porto Alegre, o noroeste, o nordeste e o centro-oriental do estado. Em outras áreas gaúchas, o alerta é de perigo potencial (amarelo), que indica chuva moderada a forte, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de eventos isolados de granizo.
O cenário de instabilidade se prolonga após dias de tempo irregular no estado e em parte da Região Sul, com sistemas que já trouxeram chuva persistente e vento nos últimos dias.
orientações às comunidades
- acompanhe os avisos meteorológicos oficiais por rádio, tv ou redes sociais;
- evite áreas sujeitas a alagamentos ou perto de árvores e objetos que possam cair com ventos fortes;
- em caso de emergência, procure abrigos seguros e siga as recomendações das autoridades locais.

0 Comentários