O governo do Rio Grande do Sul vem acelerando o atendimento de cirurgias ortopédicas por meio do programa SUS Gaúcho, que tem como meta diminuir o tempo de espera por procedimentos no Estado. No Hospital Regional Nelson Cornetet, em Guaíba, o tempo de espera para cirurgias de joelho caiu de cinco anos para cerca de duas semanas.
![]() |
| Foto: Luís André/Secom divulgação |
A instituição está realizando um mutirão que prevê 295 cirurgias de joelho até o final de dezembro, atendendo pacientes de mais de 60 municípios. Para isso, o hospital ampliou sua equipe cirúrgica em parceria com o governo estadual.
O programa, criado na gestão do governador Eduardo Leite e executado pela Secretaria da Saúde, prevê um investimento adicional de R$ 1,025 bilhão até o fim de 2026. A prioridade é reduzir, até o final de 2025, pelo menos 70% da fila de espera por primeiras consultas nas áreas de ortopedia de joelho e oftalmologia.
Além disso, o SUS Gaúcho já contabiliza 30 mil consultas médicas extras entre realizadas e agendadas, com previsão de chegar a 77 mil até dezembro. A iniciativa também destina recursos a unidades de pronto atendimento e ambulatórios especializados em feridas crônicas, ampliando o acesso dos gaúchos aos serviços de saúde pública.

0 Comentários