Ticker

20/recent/ticker-posts
Carregando...

PF vai investigar organização criminosa por desvios milionários na Saúde em municípios do RS

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25) a Operação Paralelo Cinco para apurar um esquema de desvio de recursos destinados à área da saúde em municípios do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A ação foi realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União e com o Tribunal de Contas do Estado.

Foto: PF/ divulgação 

De acordo com a PF, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em cidades gaúchas, paulistas e em Santa Catarina. Também houve o sequestro de 14 imóveis, a apreensão de 53 veículos e de uma embarcação, além do bloqueio judicial de mais de R$ 22,5 milhões em contas bancárias.

Segundo as investigações, iniciadas em janeiro de 2024, o grupo teria desviado parte dos mais de R$ 340 milhões repassados entre 2022 e agosto de 2025 para o custeio dos serviços de saúde nos hospitais municipais de Jaguari (RS) e Embu das Artes (SP), administrados por uma organização social alvo da operação.

A PF apura o uso de empresas de fachada e entidades sem capacidade operacional, utilizadas para emitir notas fiscais irregulares e ocultar o destino real dos recursos públicos. Conforme o inquérito, os valores eram rapidamente distribuídos para dezenas de contas de pessoas físicas e jurídicas sem vínculo com os serviços contratados, beneficiando gestores da entidade e sustentando um esquema de ocultação financeira.

Os investigadores também identificaram desvios realizados diretamente das contas-convênios, com gastos pessoais dos envolvidos custeados com verbas da saúde. Entre as despesas estão salários elevados sem prestação de serviços, contratos fictícios, aluguéis de imóveis de alto padrão, viagens, aquisição de bens particulares e outras vantagens.

A 2ª Vara Federal de Santana do Livramento determinou ainda a designação de interventores nos hospitais de Jaguari e Embu das Artes.

De acordo com a PF, os investigados poderão responder por organização criminosa, peculato, lavagem de capitais e outros crimes relacionados. A operação busca ampliar a coleta de provas, rastrear ativos e aprofundar o conjunto de evidências já reunido.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code