Ticker

20/recent/ticker-posts
Carregando...

Granizo grande é registrado no Sul do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

Um forte episódio de granizo atingiu, no início da manhã desta sexta-feira (28), o município de Morro Redondo, localizado a Noroeste de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. Moradores registraram pedras de gelo de tamanho médio a grande que caíram em diferentes pontos da zona rural e urbana.

Granizo registrado na manhã desta sexta-feira em Morro Redondo (RS) | Foto: Cleiton Bender



As localidades de Afonso Pena, parte da Reserva e Valdez estiveram entre as mais afetadas, com queda de pedras de gelo de variados tamanhos. Produtores rurais relataram que o fenômeno foi um dos mais intensos dos últimos anos na região.

De acordo com a análise das imagens de radar, outras áreas próximas também podem ter tido registro de granizo nesta manhã, já que foram observados altos valores de refletividade ao Sul da Lagoa dos Patos e arredores.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) classifica o granizo em quatro categorias:


pequeno (menos de 2 cm),


grande (2 cm a 4,5 cm),


muito grande (4,5 cm a 7 cm),


gigante (mais de 7 cm).


A formação das pedras ocorre no interior de nuvens Cumulonimbus, onde partículas de gelo sobem e descem continuamente devido às fortes correntes de ar. Cada passagem pela região superior dessas nuvens adiciona novas camadas de gelo, criando uma estrutura semelhante a anéis, até que o peso das pedras se torna excessivo e elas caem.

O cenário desta sexta-feira é marcado pela combinação de ar muito quente com a influência de uma frente fria na costa, situação que favorece tempestades intensas. O calor registrado ontem — 43°C no Norte da Argentina e 38°C no Rio Grande do Sul — aumentou o potencial para a formação de temporais severos.

Para hoje, são esperadas temperaturas entre 35°C e 38°C em boa parte do estado, com valores ainda mais elevados na Metade Oeste. Modelos de alta resolução indicam rajadas de vento entre 70 km/h e 100 km/h, com possibilidade de superar esses números de forma localizada.

O Nordeste gaúcho, especialmente a Serra Gaúcha, concentra o maior risco de tempestades com vento forte e granizo. Em Santa Catarina, o alerta se estende ao Sul e ao Planalto Sul, onde também há chance de temporais com características severas.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code