Ticker

20/recent/ticker-posts
Anúncio 1 Anúncio 2 Anúncio 3 Anúncio 4

Ciclone extratropical provocará chuvas intensas e risco de inundações no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Estado alerta para a formação de um ciclone extratropical no oceano entre a madrugada de sexta-feira (7) e o decorrer de sábado (8), que deverá provocar condições severas de tempo em várias regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno trará chuvas volumosas, ventos fortes, granizo e descargas elétricas, especialmente nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte.

Foto: Ilustrativa/ Reprodução 

Conforme o órgão, há possibilidade de rajadas de vento acima de 100 km/h e de ocorrência de tornados, principalmente no Noroeste e Norte do Estado. Os acumulados de chuva poderão variar entre 60 e 100 milímetros por dia, ultrapassando os 150 mm em algumas localidades das Missões e do Norte. Nas demais regiões, os volumes devem ficar entre 10 e 50 mm.

Durante a madrugada e manhã de sábado, o ciclone ainda deve manter a chuva moderada a forte na Costa Doce, Litoral Norte e Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre, com volumes entre 30 e 75 mm/dia. No restante do Estado, o tempo tende a se estabilizar gradualmente ao longo do sábado. As rajadas de vento continuarão intensas, podendo ultrapassar os 100 km/h em áreas litorâneas.

A previsão indica que o domingo (9) será de tempo firme, com sol e variação de nebulosidade em todo o Rio Grande do Sul, devido à atuação de uma área de alta pressão.

Arte: Defesa Civil 

Risco de inundações

A Defesa Civil também monitora a situação hidrológica do Estado. Embora a maioria dos rios apresente níveis normais, as chuvas intensas previstas podem provocar elevação rápida dos arroios e pequenos rios, além de enxurradas e alagamentos urbanos.

Há risco de inundações nas bacias dos rios Caí e Sinos, com possibilidade de atingimento das cotas de inundação em São Sebastião do Caí, Montenegro, Três Coroas e Igrejinha.

O órgão reforça a condição de Atenção e Alerta para municípios em áreas identificadas com risco hidrológico nos mapas de monitoramento, recomendando que a população fique atenta às orientações e comunicados oficiais.


*Redação: Portal do Pampa com Informações Ascom Defesa Civil 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code