Caçapava do Sul marcou um novo capítulo em sua agricultura familiar ao registrar, pela primeira vez, a colheita de gladíolos. O cultivo das flores foi realizado no Sítio Chaleira Preta, de propriedade de Adelson de Rosso Dias e Lisiane dos Passos Consul, dentro da 16ª fase do Projeto Flores para Todos, promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com as universidades UFSM e Univasf.
![]() |
| Foto: Divulgação Projeto Flores para Todos e Equipe PhenoGlad/UFSM |
A equipe técnica acompanhou todo o processo, desde o plantio até a pós-colheita, com orientações voltadas à produção orgânica — que utilizou apenas húmus como adubo. A iniciativa reforça o papel do gladíolo, flor símbolo do projeto iniciado em 2018, como alternativa de renda e inclusão produtiva para agricultores familiares e escolas do campo.
De acordo com a técnica agrícola Cacilda Dias de Freitas, da Emater/RS-Ascar, o cultivo ocorre preferencialmente entre a primavera e o outono, com floração média de até 90 dias, variando conforme a espécie. Ela ressalta que o replantio de novos bulbos a cada ciclo é essencial para manter a qualidade e produtividade, além da escolha de locais ensolarados, com solo leve e bem drenado.
“As visitas e orientações estimulam a troca de conhecimentos e fortalecem os vínculos entre agricultores e programas de incentivo, como o Flores para Todos”, destacou Freitas.
O resultado da colheita inédita reafirma o potencial de Caçapava do Sul na diversificação agrícola e abre novas oportunidades econômicas para o setor rural, mostrando que o cultivo de flores pode ser um caminho promissor de renda e sustentabilidade.
*COM INFORMAÇÕES DA Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Bagé





0 Comentários