Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio da Operação Protetores de Divisas e Fronteiras, deflagraram nesta terça-feira (25) uma ação coordenada com o Grupo de Respuesta e Inteligencia Aduanera (GRIA), da polícia uruguaia. A operação resultou na apreensão de grande quantidade de cigarros e agrotóxicos contrabandeados nos dois países.
![]() |
| Foto: divulgação |
De acordo com a Draco, as investigações são permanentes e têm como foco o combate às rotas de contrabando que atravessam a região de fronteira. O trabalho de inteligência monitora cargas de cigarros vindas do Paraguai com destino ao Uruguai, além do fluxo inverso de agrotóxicos proibidos no Brasil, transportados por organizações criminosas que utilizavam o corredor fronteiriço, incluindo a área de Aceguá.
Segundo a delegacia, ações vinculadas à Operação Nicotina já levaram à prisão de dezenas de pessoas nos últimos anos, entre elas cidadãos uruguaios envolvidos no transporte de cigarros paraguaios.
Na ação desta terça-feira, a integração entre policiais brasileiros e uruguaios permitiu flagrantes simultâneos. No Uruguai, um homem foi preso enquanto conduzia uma camionete S10 carregada com aproximadamente 23.500 maços de cigarro. No Brasil, outro cidadão uruguaio, de 61 anos, foi detido em um depósito onde foram apreendidos cerca de 8 mil maços de cigarro, 19 caixas de agrotóxicos e uma camionete S10.
A operação terminou com dois presos em flagrante, ambos uruguaios.

0 Comentários