A comissão organizadora da Festa do Azeite de Oliva, realizada anualmente em Caçapava do Sul desde 2022, anunciou o adiamento da quarta edição do evento, que agora será realizada em maio de 2026.
![]() |
| Foto: Reprodução/ Memória |
Segundo os organizadores, a alteração da data ocorreu devido à desistência de um dos patrocinadores, o que exigiu ajustes no cronograma e na estrutura de organização.
Conforme explicou o produtor Ignácio Lemos, a saída desse patrocinador aconteceu a trinta e cinco dias da data do evento, o que não deixou margem para a captação de novos apoiadores.
“Entendemos que seria mais prudente transferir a data da festa para maio. Assim, além de conseguirmos reorganizar o orçamento, traremos ao público dois benefícios importantes: celebrar a nova safra de azeite de oliva e manter o padrão de excelência que tem marcado a Festa do Azeite de Oliva”, afirmou.
Originalmente, a quarta edição da Festa do Azeite de Oliva estava prevista para acontecer entre os dias 28 e 30 de novembro. Agora, a previsão é que a edição ocorra na primeira quinzena do mês de maio de 2026 – o que coincide com a chegada ao mercado dos azeites produzidos em 2026.
A projeção dos produtores de azeite de Caçapava do Sul é que a próxima safra deve ser melhor que as duas anteriores, tanto em volume, quanto em qualidade. Isso porque a cultura da oliveira se beneficia do clima mais seco.
A Festa do Azeite de Oliva ocorre em Caçapava do Sul como forma de celebração do pioneirismo do município na produção comercial de azeite de oliva extravirgem no Brasil. O território, que é Geoparque Mundial Unesco, conta com oito marcas de azeite, reconhecidos mundialmente pela sua qualidade.

0 Comentários