Cachoeira do Sul, 28 de outubro de 2025 – Uma operação coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) garantiu o deslocamento rápido de uma paciente de Alegrete até Porto Alegre para a realização de um transplante de rim. A ação envolveu o uso de um helicóptero da corporação, que interceptou um veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete na BR-290, em Cachoeira do Sul.
![]() |
| Foto: PRF/ divulgação |
A dona de casa Claudete Bianchi Oliveira, 53 anos, viajava acompanhada por profissionais de saúde após ser chamada para o procedimento. Esta foi sua terceira tentativa de transplante; ela convive com problemas renais há mais de cinco anos e realiza hemodiálise na Santa Casa de Alegrete há um ano.
Durante o trajeto, o motorista percebeu que o tempo previsto de chegada à capital não seria suficiente para garantir a realização do transplante. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Alegrete acionou a PRF para agilizar o deslocamento.
A corporação mobilizou o Grupamento Aéreo, cuja aeronave pode atingir 170 km/h, para interceptar o veículo próximo à entrada de Cachoeira do Sul. Claudete foi transferida para o helicóptero e chegou a Porto Alegre em cerca de 37 minutos.
Ao chegar ao Hospital Dom Vicente Scherer, no Complexo da Santa Casa, a paciente passou por exames que determinaram a viabilidade do transplante ainda naquele fim de semana. A operação conjunta entre a Secretaria de Saúde de Alegrete e a PRF foi decisiva para ampliar as chances de sucesso do procedimento.

0 Comentários