Após a circulação de informações nas redes sociais sobre o possível retorno do Horário de Verão, o governo federal divulgou uma nota oficial esclarecendo o assunto. O comunicado, emitido na sexta-feira (3) pela Secretaria de Comunicação Social, informou que é falsa a notícia de que a medida voltará a ser adotada neste ano.
![]() |
Foto: Reprodução |
De acordo com o governo, o Horário de Verão tinha como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, aproveitando melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.
Entretanto, estudos realizados em 2019 demonstraram que o programa deixou de trazer resultados efetivos, em virtude das mudanças nos hábitos da população e do aumento do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde. Assim, o pico de consumo passou a ocorrer por volta das 15h, o que reduziu a eficiência da política.
Apesar de descartar o retorno neste momento, o governo informou que o Ministério de Minas e Energia (MME) continuará avaliando o tema e poderá reconsiderar a medida futuramente.
0 Comentários