O serviço de travessia por balsa no Rio Jacuí, que será gratuito durante a interdição da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, ainda não tem previsão para começar. A proposta vencedora da licitação, apresentada no dia 19 de setembro pela empresa Lacen Soluções em Serviços Ltda, de São Jerônimo, está em análise pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
![]() |
Foto: divulgação/ DNIT |
A Lacen venceu a concorrência oferecendo R$ 7,02 milhões para a execução do serviço, valor inferior aos R$ 8 milhões disponibilizados pela autarquia federal para um período de até seis meses de operação.
Sem a homologação do DNIT, também não há definição sobre a data em que será feito o bloqueio total da Ponte do Fandango, que passa por obras desde novembro de 2024 sob responsabilidade da Construtora Cidade. A principal intervenção ocorre no vão metálico, que será elevado em 3,10 metros. Já a parte de concreto será totalmente reconstruída. A decisão de elevar o vão foi tomada após a enchente de maio de 2024, quando a cheia do Jacuí chegou a atingir a estrutura.
Exigências para o serviço de balsa
Segundo o projeto em avaliação, deverão ser utilizadas duas balsas:
uma em operação 24 horas por dia, todos os dias da semana;
a outra com funcionamento de no mínimo 16 horas diárias (das 6h às 22h).
A empresa contratada também terá que cuidar da manutenção dos acessos, garantindo condições adequadas para embarque e desembarque, além de segurança contínua na operação.
As embarcações precisarão atender às seguintes especificações:
* Tipo ferry boat, sem propulsão própria;
* Área mínima de carregamento de 520 m²;
* TPB (Tonelagem de Porte Bruto) mínima de 240 toneladas;
* AB (Arqueação Bruta) mínima de 200 toneladas;
* Presença de rebocador reserva com as mesmas características do principal;
* Capacidade para pelo menos 21 veículos e transporte de 63 passageiros (três por veículo);
* Tripulação qualificada conforme exigências da Marinha do Brasil;
*Possibilidade de mobilização e desmobilização completa dos equipamentos, incluindo balsa, empurradores e trator sobre esteiras.
0 Comentários