Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Civil, em ação conjunta com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), recuperou dez bovinos e um ovino furtados em Dom Pedrito. A operação ocorreu na localidade de Ponche Verde, área rural do município, e faz parte do desdobramento da Operação Campo Verde, deflagrada em 22 de agosto, que já havia resultado na prisão de quatro suspeitos por abigeato.
![]() |
Foto: Polícia Civil RS/ divulgação |
A investigação é conduzida pelo delegado Guilherme Fagundes e utiliza o sistema de identificação de marcas e sinais. Durante a inspeção, agentes da Decrab/Bagé vistoriaram um campo usado para pastoreio pelos investigados, sem documentação formal.
Ao todo, foram resenhados 93 bovinos. Dez animais tiveram a propriedade confirmada pelo aplicativo Abigeab, ferramenta criada em Dom Pedrito em 2021 após lei municipal que regulamentou seu uso. A vítima reconheceu os animais levados em julho. Além disso, um ovino também foi recuperado e devolvido ao dono.
Os outros 84 bovinos permaneceram apreendidos, pois apresentavam adulterações de identificação, como marcas borradas e mutilações em orelhas. O responsável pela área, junto de outros três investigados, continua preso preventivamente desde agosto.
Prejuízo ao crime rural ultrapassa R$ 1,5 milhão
Segundo a Decrab/Bagé, as operações de combate ao abigeato em 2025 já retiraram mais de 300 animais de circulação, atingindo grupos criminosos em ao menos cinco municípios da região. O prejuízo estimado às quadrilhas ultrapassa R$ 1,5 milhão.
A Polícia Civil reforça que seguirá atuando para desarticular organizações envolvidas no furto de gado, garantir a restituição de rebanhos e aumentar a segurança nas propriedades rurais.
0 Comentários