De acordo com a MetSul Meteorologia, modelos numéricos seguem apontando a possibilidade de ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil devido à chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A previsão indica que o fenômeno pode ocorrer entre o final desta sexta-feira (8) e o início do sábado (9), quando as condições atmosféricas devem se tornar mais favoráveis.
![]() |
📷 Ilustrativa/ Reprodução |
Segundo a análise, a combinação de instabilidade causada por um centro de baixa pressão na costa com o avanço de ar frio de trajetória continental cria um cenário propício para precipitação invernal. As maiores chances de neve concentram-se no Planalto Sul Catarinense, devido à sua maior altitude, mas também não está descartada a possibilidade do fenômeno nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.
Projeções do modelo canadense indicam possibilidade de neve tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, enquanto o modelo de alta resolução WRF da MetSul restringe a ocorrência às áreas mais elevadas do Planalto Sul Catarinense e, de forma isolada, aos Aparados da Serra.
Mesmo que a neve não se confirme, as condições também favorecem outras formas de precipitação invernal, como graupel e chuva congelada, que podem ocorrer inclusive em altitudes abaixo de 1000 metros, abrangendo áreas como a Serra Gaúcha.
0 Comentários