A semana inicia com tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, sob influência de uma massa de ar frio associada a uma área de alta pressão atmosférica, segundo a MetSul Meteorologia. O tempo aberto durante a madrugada vai favorecer o resfriamento acentuado, especialmente em regiões de baixada da Serra do Sudeste, Planalto e Campos de Cima da Serra, onde há previsão de geada.
![]() |
Foto: Reprodução/ Ilustrativa |
A manhã desta segunda-feira (21) será gelada em praticamente todo o estado, com nevoeiro, neblina e nuvens baixas em áreas do Centro e Leste gaúcho, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre. Por outro lado, à tarde, os termômetros devem subir e registrar marcas agradáveis: entre 22ºC e 25ºC na maioria das cidades, e até 27ºC no Noroeste.
O fim de semana já foi marcado por grande amplitude térmica. No sábado, foram registradas mínimas negativas em Pinheiro Machado (-0,7ºC) e São José dos Ausentes (-0,2ºC). No domingo, o frio foi ainda mais intenso, com -2,6ºC em São José dos Ausentes e -2,4ºC em Pinheiro Machado, além de mínimas próximas de zero em diversas localidades.
Apesar do frio pela manhã, o domingo à tarde registrou calor no Noroeste: Porto Xavier teve 28,6ºC, São Paulo das Missões 27,1ºC e Santa Rosa 25,3ºC. Conforme a MetSul, esse contraste térmico é resultado da chegada de ar mais quente em altitude, que deve avançar a partir do Nordeste da Argentina, elevando gradualmente as temperaturas ao longo dos próximos dias.
Com os últimos registros, o estado já acumula 38 dias com temperaturas negativas em 2025: três em abril, seis em maio, 17 em junho e 12 até agora em julho. A expectativa é de que novas marcas abaixo de zero possam ocorrer nesta segunda-feira cedo, antes da elevação térmica prevista para o restante da semana.
0 Comentários