A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Camaquã, realizou na manhã de terça-feira, 15 de julho, a Operação Graxaim, em resposta a um roubo de gado ocorrido no mês de abril.
![]() |
Foto: Polícia Civil/ divulgação |
A ação resultou na prisão de quatro indivíduos e no cumprimento de 17 medidas cautelares, sendo 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, nos municípios de Pelotas, Capão do Leão e Piratini. Trinta bois foram recuperados.
O caso teve início no dia 10 de abril, quando cerca de oito homens armados, usando roupas camufladas e toucas ninja, invadiram uma propriedade rural em Capão do Leão. As vítimas foram rendidas, e os criminosos utilizaram o caminhão da própria fazenda para levar aproximadamente 30 cabeças de gado.
Já no dia 13 de abril, após diligências, agentes localizaram os animais em um assentamento em Piratini. No local, os policiais foram recebidos a tiros por cinco suspeitos, que fugiram para a mata. Na ocasião, dois veículos foram apreendidos, além de outros elementos que ajudaram na investigação.
Com base nas provas coletadas, a polícia identificou os envolvidos e solicitou os mandados judiciais. Um dos suspeitos segue foragido.
A Operação contou com o apoio da DECRAB Bagé, do Núcleo de Abigeato de Rio Grande e de agentes da 18ª DPRI. No total, participaram 47 policiais civis, dois delegados e o diretor da DICRAB, delegado Heleno dos Santos. Dezesseis viaturas foram empregadas na ação.
0 Comentários