A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (22/07) a Operação Negazione, com mandados de prisão preventiva e busca e apreensão no município de Guarabira, na Paraíba. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/Dercc) e teve como alvo um cibercriminoso responsável por ataques aos sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em março deste ano.
![]() |
Foto: Polícia Civil - divulgação |
Durante a operação, o suspeito foi preso e foram apreendidos dispositivos eletrônicos. As investigações começaram após um ataque de negação de serviço (DDoS), no dia 26/03, que derrubou o sistema Eproc e o site institucional do TJ-RS, afetando o funcionamento do Judiciário gaúcho.
A Polícia Civil identificou um canal na deep web usado pelo criminoso, que se apresentava como “FEDERAL” e transmitia os ataques em tempo real, incentivando a participação de outros usuários mediante pagamento via PIX. A ofensiva foi realizada com uma botnet de mais de dois mil dispositivos espalhados por diferentes países.
Com base nas provas reunidas, a Justiça autorizou a prisão e as buscas em endereços na Paraíba. A operação contou com apoio da Polícia Civil local. O objetivo agora é identificar outros envolvidos e possíveis conexões com crimes semelhantes em outros estados.
A Polícia Civil reafirma o compromisso com a proteção das instituições públicas e o combate qualificado aos crimes cibernéticos.
*Da Ascom Polícia Civil RS
0 Comentários