Uma comitiva de São Pedro do Sul esteve em Caçapava do Sul, um dos seis geoparques globais da Unesco no Brasil, na quarta-feira (16/07). A viagem foi organizada pela Emater/RS-Ascar com o objetivo de ampliar a visão dos produtores rurais sobre o potencial da ovinocultura e apresentar alternativas de geração de renda.
![]() |
Foto: Emater/ divulgação |
Um dos pontos visitados foi a Novelaria Santa Marta, que exporta lã para o Uruguai e está localizada em uma área de preservação do bioma Pampa. O perfil do solo, com grande presença de rochas, exige uma pecuária conservacionista, com baixa lotação de animais. A partir dessa limitação, surgiu uma oportunidade: o casal Marta Silveira e Jorge Dias associou a criação da raça Ideal à produção artesanal de lã e ao turismo rural.
Outro destaque da programação foi a visita à Agropecuária Caldeirão, referência na criação de ovinos da raça Corriedale e no uso do confinamento. Uma das estratégias adotadas pelos proprietários foi a troca de mudas de Tifton 85 por ovinos, promovendo uma relação de troca com outros produtores. A propriedade também disponibiliza uma plantadeira para o cultivo da grama, ampliando o alcance das soluções desenvolvidas no local.
A atividade reforçou a importância da diversificação, do uso sustentável da terra e da valorização das potencialidades regionais no fortalecimento da ovinocultura.
![]() |
Foto: Emater/ divulgação |
0 Comentários